terça-feira, 29 de maio de 2012

Secretário da Sedur visita obras de esgotamento no oeste da Bahia

Cícero Monteiro conferiu ampliação dos sistemas em Barreiras e de implantação em Luis Eduardo Magalhães, que vai beneficiar milhares de baianos com coleta e tratamento de esgotos domésticos.


O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cícero Monteiro, visitou nos dois últimos dias (28 e 29/05), as duas principais obras de esgotamento sanitário do interior da Bahia. Ele conferiu a ampliação do sistema de Barreiras e a implantação de Luis Eduardo Magalhães, que juntas vão beneficiar diretamente mais de 120 mil pessoas com a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos domésticos.

Cícero Monteiro reafirmou, durante as visitas, a importância econômica da região e a devida atenção do governo do estado. “São obras de infraestrutura essenciais para viabilizar o crescimento da economia com maior qualidade de vida para a população”, pontuou.

Barreiras e LEM beneficiados
Com ritmo acelerado para assentamento da rede coletora no centro de Barreiras, o secretário visitou a Estação de Tratamento de Esgoto em construção na BR-135 (saída para o Piauí) e trecho de travessia da tubulação de esgoto pelo rio Grande. Em encontro com a prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, o secretário Monteiro garantiu que serão encontradas formas de minimizar os transtornos para a população principalmente na fase de intensificação da obra de esgoto no centro de Barreiras. “Serão realizadas reuniões semanais entre técnicos da Embasa, prefeitura e consórcio responsável pela obra para que sejam resolvidos rapidamente os possíveis problemas causados pelas intervenções”, afirmou o secretário. A obra de Barreiras já tem implantados 74% da rede coletora e 47% dos ramais prediais, com o investimento de R$ 78 milhões.

Em Luis Eduardo Magalhães, o sistema construído pela Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba será repassado para a Embasa, que inicia processo licitatório para contratar serviços de complementação de equipamentos e estruturas que garantam a eficácia na coleta e tratamento dos esgotos domésticos. Com a posse do novo presidente da Codevasf, o baiano Elmo Vaz, o secretário Monteiro e o prefeito do município, Humberto Santa Cruz, acreditam que as pendências sejam rapidamente sanadas e que a Embasa assuma oficialmente a operacionalização do esgotamento sanitário no município. Com recursos de R$28,5 milhões financiados pelo Programa de Revitalização do São Francisco, a obra de Luis Eduardo entra na fase de ajustes para atender cerca de 25 mil pessoas.

Agenda na região Oeste
Em continuidade à agenda na região, o secretário também participou juntamente com o governador da Bahia, Jaques Wagner, nesta terça-feira (29), da abertura da Bahia Farm Show e da inauguração de sistema de abastecimento de água do povoado de Bezerro, no Cinturão Verde – Zona Produtiva do Vale. O sistema vai beneficiar mais de 500 famílias de 13 localidades, entre as quais, as de Bezerro, Canabrava e Mantiqueira.

Foto: Ascom/Embasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário